Como é que o número de cliques difere do número de visitas?

Se utilizar o Google AdWords e o Google Analytics, sabe que pode associar estes dois serviços para obter uma perspetiva mais detalhada da forma como os visitantes que chegam através do AdWords se comportam no seu web site? Depois de ter associado as suas contas (com a etiquetagem automática ativada), as estatísticas da sua conta do AdWords são apresentadas diretamente no Google Analytics.

Por vezes somos inquiridos acerca do motivo pelo qual o número de cliques do seu relatório do AdWords no Google Analytics não corresponde ao número de visitas registadas na sua conta do AdWords.

Podem existir várias razões descritas detalhadamente no nosso artigo sobre do Centro de Ajuda do Google Analytics. Hoje, vamos focar-nos no motivo que os anunciantes Portugueses consideram mais comum. Está relacionado com a etiquetagem automática do URL de destino e a configuração do servidor que aloja o seu web site. Vejamos a causa desta diferença e a forma como pode identificar e resolver o problema.

Como posso controlar as visitas no AdWords?

De início, veremos como o Google Analytics pode registar visitas do AdWords:

1. A primeira opção é utilizar a etiquetagem manual. Nestes casos, utilize o construtor de URLs para marcar com etiquetas cada URL de destino. Também pode selecionar a sua origem, meio, palavra-chave, conteúdo e nome da campanha. Se pretender obter as estatísticas mais precisas através deste método, necessita de gerar um URL de destino etiquetado para cada palavra-chave em cada campanha. Isto é demasiado demorado e além disso só obtém um âmbito limitado de informações desta forma. Por conseguinte, recomendamos especialmente este método se executar outras campanhas pagas que não sejam do AdWords. O URL de destino etiquetado manualmente ficará semelhante a este:

http://www.googlestore.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=tricko&utm_content=textlink&utm_campaign=jarny_vypredaj

2. No caso do AdWords, o método mais simples é utilizar a etiquetagem automática. Neste caso, todos os parâmetros que necessitaria de adicionar manualmente no método anterior são adicionados ao URL automaticamente. Além disso, permite-lhe obter muito mais informações como o grupo de anúncios em questão, o termo exato que aciona o anúncio, a posição na Rede de Display da Google, o local de apresentação do anúncio, etc. Depois de associar a sua conta do AdWords à conta do Google Analytics, a etiquetagem automática é ativada por predefinição.

A etiquetagem automática é utilizada pela maioria dos anunciantes. Recomendamos também este método para controlar campanhas do AdWords, uma vez que foi desenvolvido especialmente para este fim. No entanto, se por algum motivo necessitar de utilizar a etiquetagem manual, recomendamos desativar a etiquetagem automática, uma vez que pode levar a discrepâncias entre dados, nalguns relatórios.

Como funciona a etiquetagem automática?

No início deste artigo indicámos que nos focaríamos na diferença entre o número de visitas e cliques no que se refere à etiquetagem automática. Assim, passamos a explicar como funciona esta etiquetagem.

Depois de clicar no seu anúncio, o parâmetro “gclid” é adicionado ao seu URL de destino. O URL etiquetado automaticamente ficará, por exemplo, semelhante a:

http://www.google-store.com/contact_us.php?gclid=ThisIsATest

Se o URL de destino já contém alguns parâmetros, o parâmetro gclid conterá “&” em vez de “?”:

http://www.google-store.com/index.php?cPath=25&gclid=ThisIsATest

E assim vamos descobrindo o motivo da diferença entre o número de cliques e o número de visitas do AdWords. Depois de o nosso sistema adicionar o parâmetro “gclid” ao seu URL de destino (enviando o utilizador, por exemplo, para http://www.google-store.com/contact_us.php?gclid=ThisIsATest) podem ocorrer quatro situações, dependendo das definições do seu servidor.

Depois de carregar o seu web site, o parâmetro “gclid” do URL:
1. É mantido e o utilizador é enviado para http://www.google-store.com/contact_us.php?gclid=ThisIsATest.
2. É mantido, mas é apresentada ao utilizador uma página com uma mensagem de erro.
3. Não é mantido e o utilizador é enviado para uma página sem este parâmetro como http://www.google-store.com/contact_us.php.
4. Não é mantido e o utilizador é redirecionado para outra página, por exemplo, para a página principal http://www.google-store.com.

O primeiro caso consiste no comportamento esperado do servidor. As suas definições estão corretas e assim qualquer diferença entre o número de cliques e o número de visitas do AdWords tem outro motivo.

Noutros casos, o motivo da discrepância reside nas definições do servidor que aloja o seu web site. Nos relatórios do AdWords dentro do Google Analytics, isto será refletido por um número muito reduzido ou inexistente de visitas independentemente do elevado número de cliques.



E com isto terminamos a primeira parte sobre compreender as discrepâncias de dados entre o AdWords e o Analytics. Esperamos que tenha achado útil. Para a semana lançaremos a segunda parte sobre este tema.


Postado por Peter Zeman, Equipa do Google AdWords