Esta é uma continuação da nossa série acerca da otimização básica da conta. No artigo anterior certificámo-nos de que a conta estava devidamente estruturada e que continha uma lista de palavras-chave e anúncios eficazes. Nestes artigos, abordaremos duas definições da campanha básicas: segmentação e orçamento.


1. Segmentação

Existem dois tipos de segmentação interligados: idioma e localização. Naturalmente, você é que sabe onde pode encontrar os seus potenciais clientes. Contudo, regra geral, em vez de transmitir a sua publicidade por todo o mundo, faz sentido concentrar os seus esforços nos países com mais potencial. Caso os seus serviços estejam, por natureza, mais localizados, sugerimos então que especifique uma cidade ou região e não o país inteiro.

Seguem-se algumas sugestões sobre segmentação por idioma regional:

- Está interessado no mercado francês? Crie uma campanha separada que segmente o idioma francês e escreva anúncios e palavras-chave adequados. Para manter os seus anúncios o mais relevantes possível, não os utilize todos numa única campanha.

- Verifique a eficácia da sua campanha por país (separador "Dimensões", por vezes, para o ver é necessário clicar na seta à direita do separador por cima do gráfico e, em seguida, em "Localização Geográfica") e elimine os países com o CTR mais baixo ou, ainda melhor, com a taxa de conversão mais baixa.

- Se escolher o Reino Unido como país nas definições para segmentação geográfica, os visitantes localizados em França, por exemplo, verão os seus anúncios quando pesquisarem em Google.co.uk. Os visitantes de fora do Reino Unido não lhe interessam? Em vez de escolher o Reino Unido como país, adicione manualmente cada região ("Definições", "Localizações") e o problema fica resolvido.

- Uma campanha = um idioma. Não faz sentido apresentar anúncios em alemão a quem fala francês. Mas existe uma exceção. Por vezes, faz sentido adicionar o inglês ao russo, ao ucraniano ou a outros idiomas nacionais se pretende abranger todos os utilizadores possíveis de um determinado país. Mas neste caso é necessário garantir que a sua segmentação geográfica se concentra apenas nos países relevantes. Não vai querer apresentar anúncios de lavandarias de Helsínquia a falantes da língua inglesa na Austrália.


2. Orçamento

Como posso escolher um orçamento? Quanto dinheiro será gasto em publicidade? A resposta à primeira pergunta fica à sua consideração. No entanto, a resposta à segunda é fornecida pelas estatísticas. Por exemplo, tem três campanhas, mas não pode gastar mais de 600Eur por mês em publicidade. Significa que serão necessários 200Eur por mês para cada campanha. Assim, por predefinição, o orçamento diário de cada campanha será de cerca de 6,66Eur. Uma das campanhas é mais importante que as outras duas? Atribua a essa campanha 3,66Eur por dia e 1,5Eur às outras duas.

Como sempre, aqui fica um conselho e algumas sugestões de definição de um orçamento diário:

- Veja quantas impressões se perderam devido a um orçamento insuficiente. Para isso, na página que apresenta uma descrição geral de todas as suas campanhas, clique no botão "Colunas" acima do gráfico e selecione a caixa "Desempenho". Para cada campanha, pode ver a percentagem de impressões perdidas devido ao seu orçamento.

- Existem muitas impressões perdidas devido ao seu orçamento ou os anúncios deixaram de ser apresentados porque o orçamento para o dia seguinte esgotou? Tente redistribuir o seu orçamento entre as campanhas. Não foi suficiente? Pode ser boa ideia pensar no aumento do orçamento geral da conta e distribuir os recursos pelas várias campanhas.

- Nas definições da campanha ("Lance e orçamento", "Posição preferencial, método de fornecimento") pode escolher entre fornecimento acelerado ou padrão. Na primeira opção, o sistema apresentará os seus anúncios com a maior frequência possível, independentemente do orçamento, enquanto a segunda opção tentará distribuir o orçamento uniformemente ao longo do dia.

- Nalguns dias, o sistema pode permitir um "valor acima do orçamento da conta". Não se preocupe, este valor será compensado por um valor abaixo do orçamento noutro dia ou por uma correção de crédito. Em qualquer dos casos, na média diária do período contabilístico, não pagará mais do que o seu orçamento diário.


Seguindo as recomendações deste artigo e do artigo anterior, aprendemos como configurar uma conta devidamente estruturada com um orçamento e segmentação adequados. Falta apenas abordar alguns aspetos: configurar devidamente os posicionamentos e os lances e controlar o desempenho da conta. Estes tópicos serão clarificados nos próximos artigos. Fique atento às atualizações!